Sobre a Ita Una Filmes

A Ita una Filmes é uma produtora de cinema independente sediada em Salvador, Bahia, fundada pelos cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos. Com uma filmografia marcada por um olhar autoral, sensível e profundamente conectado às camadas culturais, sociais e espirituais do Brasil, a produtora realiza obras que transitam entre o documentário e a ficção, sempre impulsionadas por temas e formas que exploram vínculos afetivos, sensíveis e históricos.

Desde o encontro poético com os fundadores da revista literária Hera, em hera (2012), até a investigação sobre a memória cultural do cinema em Itabuna, em Pedra Preta (2024), os filmes da Ita Una revelam um compromisso com o resgate e a reimaginação das memórias locais, das espiritualidades afro-indígenas e das conexões geopolíticas, como em Muros (2015), que aproxima Brasil e Palestina pelo olhar do fotógrafo Rogério Ferrari, ou em Em As Cruzes e os Credos (2014), que visita um Terreiro em Ilhéus em busca refazer um filme interrompido pelo luto do terreiro de Odé. No longa Quarto Camarim (2018), selecionado pela Sessão ABRACCINE, acompanhamos a intimidade familiar do reencontro entre uma sobrinha e sua tia, tecendo reflexões sutis sobre o tempo, a memória e as delicadezas das relações afetivas.

A Ita una Filmes se destaca pela construção de uma linguagem cinematográfica própria, em que imagem e som operam como forças evocativas. Cada filme nosso é um convite ao mergulho em territórios simbólicos e reais, visíveis e invisíveis. Nossas produções são um gesto de escuta e sintonia estética que pulsa no compasso de um cinema múltiplo, autoral e sensível.